Oftalmopediatria

A oftalmopediatria é uma subespecialidade da oftalmologia que cuida da saúde ocular das crianças. É importante para diagnóstico e tratamento precoce das doenças oculares, evitando assim alguma sequela visual.

O desenvolvimento da visão começa ainda na fase intrauterina e se completa por volta dos 7 anos de idade. O exame oftalmológico se faz necessário, segundo a Associação Americana de Oftalmologia Pediátrica, ao nascer, aos 6 meses, 2, 4 e 6 anos e anualmente após essa idade.

Os principais problemas que podem acometer a saúde visual infantil são: ambliopia, erros refracionais e estrabismo. Mas além desses, é possível diagnosticar doenças como glaucoma congênito, retinopatia da prematuridade, obstrução das vias lacrimais, tumores como retinoblastoma e sequelas de doenças acometidas pela mãe na gestação como a toxoplasmose.

Ambliopia ou olho preguiçoso: é uma disfunção oftálmica que se caracteriza por uma baixa acuidade visual uni ou bilateral sem qualquer anomalia estrutural do olho afetado. Ela ocorre quando por erros refracionais ou catarata, a correta focalização da imagem fica prejudicada e como consequência, ocorre privação do estímulo prejudicando o desenvolvimento do aparelho visual. Essa patologia se não identificada e tratada precocemente pode levar à cegueira. O tratamento vai depender da causa da ambliopia e pode incluir o uso de óculos, tampão ou extração da catarata.

Erros refracionais: inclui os transtornos que não permitem a correta focalização da imagem como miopia, hipermetropia e astigmatismo. Importante tratamento precoce para evitar a ambliopia.

Ver Estrabismo